Garantir a segurança da população é crucial para o desenvolvimento saudável de uma cidade. Diante disso, com uma gestão pensada nas pessoas, o prefeito Caio Cunha realizou a implementação de câmeras de segurança em Mogi das Cruzes, visando monitorar continuamente toda a área do município e evitar a propagação da violência. Quer saber como esse sistema de monitoramento tem sido tão importante para a cidade? Continue lendo!
A Muralha Mogiana
As câmeras de monitoramento tem se tornado uma realidade em muitas cidades, no entanto, de nada adianta esse sistema de segurança sem o gerenciamento correto. Essas ferramentas de vigilância são ferramentas muito versáteis quando utilizadas corretamente, auxiliando os serviços de segurança pública a identificarem atividades suspeitas ou emergências, tornando os municípios mais tranquilos e harmônicos para os cidadãos.
Em Mogi das Cruzes o político Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, implementou esse tipo de sistema de segurança que constitui a Muralha Mogiana. Assim, foram instaladas câmeras de alta tecnologia em todos os acessos do município, fazendo com que ninguém entra ou saia de suas acomodações sem ser identificado, o que promove maior segurança aos munícipes.
Centro de Operações Integradas
O Centro de Operações Integradas (COI) compreende um polo de monitoramento que acompanha e monitora as câmeras dispostas na cidade, fornecendo assim um maior controle da segurança pública. Esse centro aprimora a dinâmica da varredura virtual do município, fornecendo aos responsáveis pela vigilância um acesso mais minucioso tanto das vias mais próximas, quanto das vias mais distantes do centro.
Desse modo, uma das realizações de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, foi a integração do COI na Muralha Mogiana. Esse feito é um dos que mais merecem destaque em sua gestão por compreender o mais moderno centro de monitoramento da América Latina, reunindo as forças de segurança pública como a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Como esse sistema de monitoramento tem afetado a cidade de Mogi das Cruzes?
Com toda essa tecnologia, as câmeras de segurança têm afetado positivamente o monitoramento do município, consolidando Mogi das Cruzes como a 11ª cidade mais segura do Brasil, e a 10ª mais segura do estado de São Paulo. Portanto, o investimento em uma segurança mais avançada promoveu uma melhor qualidade de vida aos mogianos que contam com uma vida menos estressante e mais tranquila para caminhar nas ruas.
Ao adotar a tecnologia como aliada em sua gestão e considerar a segurança da população como uma das prioridades máximas, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, promoveu um impacto significativo nos índices de homicídios e acidentes de trânsito, além de reduzir a violência e o vandalismo nas ruas. Isso reflete diretamente na dinâmica cotidiana do município, fazendo com que os cidadãos se sintam mais seguros para exercer suas atividades cotidianas.
Conclui-se assim que, a partir de uma gestão pautada na tecnologia e segurança, Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), promoveu uma vida mais segura para os mogianos. Com seu sistema de câmeras de segurança ninguém transita pela cidade sem ser identificado, evitando desaparecimentos e facilitando no reconhecimento de acidentes e crimes de diversas naturezas.