Estudantes do MS participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Mibriam Inbarie
Mibriam Inbarie

Oito trabalhos do Mato Grosso do Sul vão ser apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Nova Andradina vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da saúde, psicologia, tecnologia, meio ambiente e escrita criativa.

Para se apresentarem na Mostratec vêm os trabalhos:

Muito Além de um Cochilo: a Correlação entre Sono Saudável e Desempenho Acadêmico de Estudantes no IFMS-Corumbá, estudado por Isabella Medeiros Marques Dias e Yasmin Lopes dos Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, de Aquidauana.

Estudo da eficiência fotovoltaica comparando a técnica de concentração com técnica que utiliza estratégia de resfriamento por pastilha termoelétrica, pesquisado por Bárbara Moraes Silva e Alice Victória Teodoreto de Sousa, da NovaEscola, de Campo Grande.

Sondagem do conhecimento sobre consciência ambiental de cidadãos de Campo Grande/MS, analisado por João Victor Rezende Costa e Maurício Szczypior Marin, do Colégio Status, de Campo Grande.

Películas Biodegradáveis à Base de Quitosana e Pseudocaule de Bananeira, esmiuçado por Lucas Guimarães Lopes, João Rian Goes de Oliveira e Gabrieli Rodrigues de Abreu, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, de Campo Grande.

Luto Infantil: Aspectos e Intervenções, redigido por Gabriel Meireles Dias Narciso e Ana Clara Bastos Moraes, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá.

BocaWeb – Tecnologia Social para difusão de Objetos Digitais em Audiodescrição, escrito por Maria Carolina Miranda de Jesus, do mesmo instituto citado acima.

NuAR e o processo criativo de escrita para a construção de storyboards em animações 2D, elaborado por Nícolas Kurz Chimenes Silva, do IFMS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, de Dourados.

Avaliação de Raizes em Perfil de Solo Utilizando Imagem Térmica , feito por Maria Clara Reina Nicolau Furtuoso e Gustavo Peixoto Lopes, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, de Nova Andradina.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além da Mostratec, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *